-POR UMA (DES)ONTOLOGIA DA DANÇA EM SUA CONTEMPORANEIDADE: UMA ESCRITA DE PROCESSO
A pesquisa interroga o sentido de contemporaneidade presente no vocábulo dança contemporânea através de um suporte filosófico. Supõe que ele designe um estado insuperável de devir da dança como meio, o que requisitaria outra ontologia, uma (des)ontologia talvez, para compreensão de seu estatuto estético. Dizer dança contemporânea seria o mesmo que dizer que aquela dança interroga a origem da Dança entendendo-a não como essência, uma que pudesse ser ontologicamente definida, mas como um perpétuo exercício de diferença em relação a si. Neste caminho, a pesquisa pretende questionar o papel da teoria na busca por uma composição textual contemporânea à própria dança da qual se aproxima, empenhada na produção deste mesmo coeficiente interno de diferença na escritura, o que aqui se denomina escrita de processo. Inspirada no método da cartografia, busca trabalhar a produção textual como uma espécie de dramaturgia do conceito tomando como exemplo 3Mulheres e um Café: uma conferência dançada com o pensamento em Pina Bausch, espetáculo de autoria da proponente, na direção da escrita de processo de outras obras de dança. A escrita de processo - conceito proposto e inaugurado em minha tese de doutoramento (UNIRIO, 2012) - serve aqui de motor da experimentação da escrita e da escrita tomada como experimentação. Neste caminho, a pesquisa intenta contribuir para a produção de saber específico em artes, tomado desde o início como um conhecer-fazer, para além da dicotomia teoria/prática. Explicitando as conexões entre duas instâncias de pesquisa em arte - a acadêmica e a de criação - pretende fazer da escrita em dança, um exercício desafiado pela hibridação entre o seu formato e a natureza do objeto investigado.
-DANÇA-PENSAMENTO
Projeto integra o Programa de Iniciação à Docência - PID.
-QUINTAL: DANÇA, PENSAMENTO, OUTRAS DRAMATURGIAS E REGIMES DE DIZIBILIDADE
A pesquisa interroga o sentido de contemporaneidade presente no vocábulo dança contemporânea através de um suporte filosófico. Supõe que ele designe um estado insuperável de devir da dança como meio. Assim, dizer dança contemporânea seria o mesmo que dizer que uma dança — certa obra em particular — interroga a Dança em sua origem, entendida entretanto não como essência, uma que pudesse ser ontologicamente definida, mas como um perpétuo exercício de diferença em relação a si. Seu estudo, portanto, requisitaria outra ontologia, uma (des)ontologia talvez, para compreensão de seu estatuto estético. Neste caminho, a pesquisa pretende questionar o papel da teoria na busca por uma composição textual contemporânea à própria dança da qual se aproxima. Empenhada na produção deste mesmo coeficiente interno de diferença na própria escritura, a pesquisa toma como procedimento a escrita de processo — conceito operativo proposto e inaugurado na tese de doutorado (UNIRIO, 2012) da Profa. Orientadora Thereza Rocha —que serve aqui de motor da experimentação da escrita e da escrita tomada como experimentação, trabalhando a produção textual como uma espécie de dramaturgia do conceito. Neste caminho, a pesquisa intenta contribuir para a produção de saber específico em artes, tomado desde o início como um conhecer-fazer, para além da dicotomia teoria/prática. Explicitando as conexões entre duas instâncias de pesquisa em arte — a acadêmica e a de criação — pretende fazer da escrita em dança, um exercício desafiado pela hibridação entre o seu formato e a natureza do objeto investigado.
-CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS DO CORPO EM CENA
Projetos de Extensão:
Áreas de Interesse: Dança
Fundamentos e Crítica das Artes
Teatro
Filosofia
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